sábado, 23 de março de 2013

curiosidades mundo das jóias






QUALQUER BRINCO, FOLHEADO A OURO 3 QUILATES: r$ 50,00;  E
CORDÃO DE 60 CM, FOLHEADO A OURO 7 QUILATES:  R$ 85,00.
PEDIDOS:
mhfreitas.oliveira@gmail.com ou pelos telefones: 21-78407998 ou 21-24553244 - FRETE GRÁTIS PARA RJ E GRANDE RIO

Turquesa: Bela Como o Céu

A turquesa é uma das mais antigas pedras preciosas conhecidas; desde 3.000 a.C., os egípcios a extraíam na Península do Sinai para deleite de seus faraós, que a associavam à deusa Hathor. Na antiga Pérsia, turquesas eram muitas vezes usadas no turbante, rodeada de pérolas, a fim de proteger seu portador contra o “mau olhado”. Como talismãs, adornavam punhais, sabres e os arreios dos cavalos.
No México pré-colombiano, eram reservadas aos deuses, e os astecas, que a chamavam de “Teoxihuitl”, as usavam para decorar sai máscaras cerimoniais. Os índios norte-americanos ainda hoje produzem tradicionais joias de prata com turquesas, pois acreditam que o azul da pedra abre uma conexão direta entre o céu e o mar.
Turquesa: pedra preciosa que melhor representa o esplendor, magnificência e beleza do azul do céu.
A turquesa pode ser encontrada principalmente no sudeste dos Estados Unidos, Tibete, China e Irã. Considerada a melhor, a turquesa iraniana apresenta um azul celeste claro e límpido; no antigo Irã, a pedra era usada para cobrir as cúpulas dos palácios, pois sua cor azul era também um símbolo do céu na terra. O uso da turquesa
na arquitetura foi mais tarde levado à Índia pelos persas, e sua influência pode ser vista em edifícios com o Taj Mahal.

Curiosidade

Sem dúvida, o mais conhecido objeto com turquesa é a icônica máscara mortuária de Tutancâmon, ricamente incrustada com a pedra. Os tesouros de Montezuma – último imperador dos astecas – também incluíam uma fantástica serpente esculpida, coberta por um mosaico de turquesa.

Um comentário: